Postado em 18 de Março de 2019 às 10h35

7 benefícios do chá para o seu dia-a-dia

Quente, frio, de ervas ou flores, o chá é um ótimo companheiro para um bom livro, para preceder uma boa noite de sono ou até como um remédio natural para o organismo.

Frequentemente, a ciência se debruça sobre os princípios da bebiba para descobrir os benefícios e suas propriedades.

1. Três xícaras para uma saúde melhor

Diferentes pesquisas demonstram que três xícaras diárias da bebida podem diminuir a chance de desenvolvimento de diferentes doenças.

2. Benefício para a saúde mental

O chá também aparece associado como um fator de diminuição de chances de desenvolver depressão. Segundo especialistas, três xícaras por dia são o suficiente para reduzir em 37% os riscos de apresentar a doença.

3. Hortelã para não esquecer

Se está precisando ficar alerta e com a memória afiada, beba chá de hortelã. Pesquisadores da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, analisaram que o consumo da bebida desperta o humor, a cognição e ajuda a melhorar a memória de longo prazo.

4. Quer emagrecer?

Se você está querendo tirar alguns quilinhos da balança, aposte no chá verde solúvel (e também em exercícios físicos). Segundo estudo, quando consumido dez minutos antes da prática de atividades física, a bebida ajuda a promover maior oxidação da massa de gordura corporal, auxilia na redução do triglicérides e ajuda no ganho de força muscular.

5. Concentração

Em diversos estudos, a bebida aparece associada com um fator de aperfeiçoamento de funções cognitivas. Graças à presença de cafeína e do aminoácido teanina, chás podem ajudar na concentração e na capacidade de aprendizagem.

6. Para cair no sono

Aposte na camomila! A planta é rica em antioxidantes flavonoides, sendo que a principal é a apigenina, a responsável por criar um efeito calmante e sedativo que adquirimos ao consumir o chá de camomila. 

7. Sorria!

Um estudo sugeriu que chás verdes e pretos ajudam a reduzir inflamações dentárias e também funcionam como preventivos do crescimento e adesão de bactérias na boca. Isso acontece porque as bebidas contém flavonoide e catequina, antioxidantes que têm propriedades antimicrobianas.

Fonte: Revista Galileu

Veja também

Chás para diminuir o stress do dia-a-dia08/04/19 Pensando no que nos irritam diariamente, a lista não teria fim: o atraso dos transportes, a senhora ou o senhor que tenta passar à frente na fila para comprar o pão, aquela pessoa que ouve música sem auscultadores nos transportes e, claro, a falta de pontualidade. Nestes momentos, não há muito a fazer: queixamo-nos, abanamos a cabeça, respiramos fundo ou bebemos um......
Conheça as diferenças na prepação dos chás!14/08/17 Bebida é confundida com infusões em geral. Mas existem diferenças. Saiba quais são e confira dicas de preparação. Cada vez mais popular no Brasil, pouca gente entende de fato o que é o......
Guia de Temperaturas de Infusão!22/02/17 Para quem se está a iniciar na arte de preparar e saborear um bom chá, ou para quem simplesmente não está a obter o melhor paladar com a forma como atualmente prepara o seu chá, este guia de temperaturas e tempo de......

Voltar para Notícias