Postado em 09 de Abril de 2018 às 09h29

Benefícios do Chá de Melissa

A melissa é uma planta medicinal,o seu sabor é agradável e levemente doce. Se consumir esta erva com regularidade a melissa causa várias vantagens.

O seu nome científico é Melissa offcinalis, também conhecida como erva-cidreira, melissa-romana, melissa-verdadeira, salva-do-Brasil, salva-brasileira, bálsamo-de-abelha, bálsamo-doce, bálsamo-de-limão, dentre outros nomes mundiais. Pertence a família Lamiaceae.

A planta é bastante usada para tratar problemas digestivos e como relaxante natural, para garantir uma boa noite de sono. A erva pode ser encontrada à venda em lojas de produtos naturais, mercados, farmácias de manipulação e algumas feiras livre.

Um estudo duplo cego com cerca de vinte pacientes com insônia comparou os benefícios de 0,125 miligramas do sedativo Triazolam (Halcion) contra placebo e uma combinação de valeriana (Valeriana officinalis) e erva cidreira (Melissa officinalis). A combinação de plantas foi considerada tão eficiente quanto a droga.

O nome de gênero Melissa é derivado do grego e significa “mel de abelha”, vez que é a flor favorita das abelhas. Esta erva era sagrada no templo de Diana. O óleo essencial da erva cidreira contém coloração amarelo-pálida, com um leve aroma de limão fresco.

O chá de melissa, além de acalmar e induzir a pessoa ao sono, é recomendado para o tratamento da ansiedade, depressão, epilepsia, perturbações nervosas, insônia, histeria, enxaqueca, hipocondria, vertigem e outros distúrbios. A melissa contém um efeito tônico sobre o coração e o sistema circulatório, provocando uma leve vasodilatação dos vasos periféricos, ajudando a amenizar a pressão sanguínea.

O chá de melissa não é recomendada para grávidas, lactantes e crianças com menos de 12 anos. Pessoas com hipotensão e hipotireoidismo também devem evitar o consumo desta planta. Quem usada medicamentos sedativos, como os calmantes, também deve evitar a erva cidreira. Altas quantidades de erva cidreira podem levar a uma frequência cardíaca mais lenta e a hipotensão, pressão arterial baixa.

Fonte: RemédioDaTerra

Veja também

O poder do chá na vida saudável02/10/17 Quem nunca recorreu a uma boa xícara de chá para acalmar os ânimos ou simplesmente para desfrutar de um sabor diferente no fim da tarde? Os chás são consumidos há muito tempo. No passado, eram bastante usados com a finalidade de curar determinadas doenças e ajudar na cicatrização, nos dias atuais são consumidos para os mais diversos objetivos:......
Os benefícios de consumir chá com leite11/06/18 Aqui no Brasil esse costume não é muito visto, mas na Inglaterra é uma prática muito comum misturar o chá ao leite. Mas será que isso é benéfico para a saúde? Os chás, segundo pesquisas......
8 boas razões para tomar chá regularmente!11/09/17 Previne alergias, fortalece os ossos, acalma... e tantas outras coisas boas que o chá e as infusões fazem por nós. Saiba escolher a planta certa para cada doença. Adorado por uns, ignorado por outros. A verdade é que......

Voltar para Notícias