Postado em 08 de Fevereiro de 2017 às 09h54

Benefícios dos Chás para a Saúde!

Chá da Índia Tem dieta da moda e tem chá que nunca sai da moda. A história da nutricionista Suzana Baschiera, que além de tomar gosto, resolveu por conta própria, tomar chá verde junto com o chá de...

Tem dieta da moda e tem chá que nunca sai da moda. A história da nutricionista Suzana Baschiera, que além de tomar gosto, resolveu por conta própria, tomar chá verde junto com o chá de hibisco. E com um detalhe, ela estava entrando na menopausa!

A endocrinologista Alessandra Rascoviski explica porque alguns chás provocam essas e outras reações, como pressão baixa ou hipertensão. E um chazinho gelado para refrescar o calorão? É bom, mas tem que ser a medida exata para não sair do limite do saudável. A nutricionista Maria Angélica Fiut explica.

Existe uma variedade enorme de chás e não faltam pesquisas comprovando seus benefícios à saúde. Cada tipo de planta tem características e benefícios, como diminuir a ansiedade, melhorar a digestão, controlar a pressão e acelerar a queima calórica.

Segundo a Dra. Alessandra, alguns chás aumentam em 3% a queima calórica, por isso, são bastante usados no tratamento de emagrecimento.

A infusão de ervas é a melhor forma de consumir os chás porque são preservadas as partes principais das folhas e os efeitos benéficos de seus componentes.

Chá alivia a TPM?

Sim. O de erva doce e o de sálvia diminuem a dor abdominal, o de canela aumenta o fluxo menstrual e melhora a dor e o de camomila diminui a irritação e a ansiedade. Todos eles devem ser preparados por infusão.

Como preparar a infusão:

Coloque a erva em uma xícara e acrescente água fervente. Misture e cubra, deixando repousar por 5 a 10 minutos até atingir a temperatura apropriada para consumo. A quantidade é de 1 colher de sobremesa para cada xícara de água fervente.

A técnica de infusão é aplicada para preparação de chás de folhas e flores, exemplo, hibisco e camomila.

Os chás devem ser preparados preferencialmente em doses individuais e ser consumidos imediatamente. Porém, quando as doses são muito frequentes, podem ser preparados em quantidade maior, mas sempre para consumo no mesmo dia. Neste caso, deve-se manter o recipiente com o chá bem fechado e guardado na geladeira para que os benefícios do chá não sejam perdidos.

A maioria dos chás têm cafeína, por isso, o consumo não pode ser exagerado.

Fonte: G1.Globo

Veja também

Os perigos das bebidas açúcaradas15/10/18 Bebidas açucaradas estão ligadas a mortes prematuras por doenças do coração, descobriram cientistas. Os pesquisadores que realizaram o estudo, apresentaram em um encontro de prevenção epidemiológica da Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês), na cidade de Nova Orleans, nos EUA. Os pesquisadores......
Benefícios do Chá de Melissa09/04/18 A melissa é uma planta medicinal,o seu sabor é agradável e levemente doce. Se consumir esta erva com regularidade a melissa causa várias vantagens. O seu nome científico é Melissa offcinalis, também......
Os benefícios de consumir chá com leite11/06/18 Aqui no Brasil esse costume não é muito visto, mas na Inglaterra é uma prática muito comum misturar o chá ao leite. Mas será que isso é benéfico para a saúde? Os chás, segundo pesquisas......

Voltar para Notícias