Postado em 08 de Fevereiro de 2017 às 09h54

Benefícios dos Chás para a Saúde!

Chá da Índia Tem dieta da moda e tem chá que nunca sai da moda. A história da nutricionista Suzana Baschiera, que além de tomar gosto, resolveu por conta própria, tomar chá verde junto com o chá de...

Tem dieta da moda e tem chá que nunca sai da moda. A história da nutricionista Suzana Baschiera, que além de tomar gosto, resolveu por conta própria, tomar chá verde junto com o chá de hibisco. E com um detalhe, ela estava entrando na menopausa!

A endocrinologista Alessandra Rascoviski explica porque alguns chás provocam essas e outras reações, como pressão baixa ou hipertensão. E um chazinho gelado para refrescar o calorão? É bom, mas tem que ser a medida exata para não sair do limite do saudável. A nutricionista Maria Angélica Fiut explica.

Existe uma variedade enorme de chás e não faltam pesquisas comprovando seus benefícios à saúde. Cada tipo de planta tem características e benefícios, como diminuir a ansiedade, melhorar a digestão, controlar a pressão e acelerar a queima calórica.

Segundo a Dra. Alessandra, alguns chás aumentam em 3% a queima calórica, por isso, são bastante usados no tratamento de emagrecimento.

A infusão de ervas é a melhor forma de consumir os chás porque são preservadas as partes principais das folhas e os efeitos benéficos de seus componentes.

Chá alivia a TPM?

Sim. O de erva doce e o de sálvia diminuem a dor abdominal, o de canela aumenta o fluxo menstrual e melhora a dor e o de camomila diminui a irritação e a ansiedade. Todos eles devem ser preparados por infusão.

Como preparar a infusão:

Coloque a erva em uma xícara e acrescente água fervente. Misture e cubra, deixando repousar por 5 a 10 minutos até atingir a temperatura apropriada para consumo. A quantidade é de 1 colher de sobremesa para cada xícara de água fervente.

A técnica de infusão é aplicada para preparação de chás de folhas e flores, exemplo, hibisco e camomila.

Os chás devem ser preparados preferencialmente em doses individuais e ser consumidos imediatamente. Porém, quando as doses são muito frequentes, podem ser preparados em quantidade maior, mas sempre para consumo no mesmo dia. Neste caso, deve-se manter o recipiente com o chá bem fechado e guardado na geladeira para que os benefícios do chá não sejam perdidos.

A maioria dos chás têm cafeína, por isso, o consumo não pode ser exagerado.

Fonte: G1.Globo

Veja também

Chás que as Grávidas podem Tomar!15/02/17 Apesar de serem considerados como naturais e benéficos, os chás também podem trazer riscos para a saúde. Duranta a gravidez o risco se torna ainda maior, porque existem ervas capazes de reduzir a produção de leite, atrapalhar o desenvolvimento saudável do feto e provocar o aborto. Sabendo disso, as gestantes devem ter muito cuidado ao tomar qualquer tipo de......
Por que o chá de hibisco é uma bebida tão benéfica ao organismo?09/07 Entre todos os benefícios para a saúde que se procura em uma bebida o chá de hibisco consegue reunir várias e por isso é uma excelente opção, que vem ganhando cada vez mais adeptos. Por conter uma alta......
Chá de Camomila evita os Poros Abertos!05/10/16 A aparência dos poros dilatados é algo que incomoda muitas pessoas, que costuma aparecer principalmente em quem possui uma pele oleosa. Os poros são tipos de pontos na pele onde saem secreções e pelos. Eles costumam......

Voltar para Notícias