Postado em 09 de Outubro de 2017 às 10h33

Chá Quente durante as refeições?

Chá da Índia É muito comum nas culturas orientais beber chá quente. A sabedoria popular diz que faz bem à saúde, além de eliminar as gorduras adquiridas pelo corpo durante as refeições. Mas...

É muito comum nas culturas orientais beber chá quente. A sabedoria popular diz que faz bem à saúde, além de eliminar as gorduras adquiridas pelo corpo durante as refeições. Mas será que isso é realmente verdade?

Segundo o que o médico Pedro Lôbo disse ao site português Sapo, ingerir bebidas quentes durante as refeições pode causar um choque térmico na cavidade orofaríngea, atrapalhando o processo digestivo. Além disso, não ingerimos apenas alimentos sólidos quando comemos e, uma possível solidificação deles no organismo, não seria um perigo.

Ainda segundo o especialista, "a ingestão de uma bebida, desde que não muito gelada nem demasiado quente, ajuda a uma melhor deglutição dos alimentos, mas não amolecerá as gorduras nem as ajudará a serem expelidas mais rapidamente, até porque as mesmas não são solúveis em água".

Já a nutricionista Juliana Roma acredita que a melhor opção de bebida após ou durante as refeições é mesmo o chá. A nutricionista explica que o ideal é consumir o chá depois de comer, pois ele ajuda a dissolver as gorduras e a diminuir a formação de gases intestinais. Os mais indicados para a digestão são os chás de boldo, hortelã e camomila. “Tomar chá verde antes da refeições é bom, porque ele é termogênico”, garante a nutricionista.

É claro que não adianta tomar chá se você não tem uma alimentação saudável. Mas ele ajuda, sim, no processo digestivo. Além disso, os chás têm propriedades benéficas à saúde, sendo ótimos substitutos, até mesmo, aos sucos naturais durante as refeições.

Tendo tudo isso em vista, refrigerantes, coca-cola, nem pensar! Nem mesmo um café, depois das refeições, é a melhor bebida indicada como costumamos fazer. 

Fonte: Green Me

Veja também

Chá de Camomila01/03/17 A Camomila teve sua origem mais provável na Europa e América do Norte, onde é muito comum nos jardins públicos. Sendo que as partes mais usadas são as flores e as folhas. Surpreende pelas suas utilidades: - Além de ornamental; - Produz um chá calmante e digestivo; - Suaviza a pele e embeleza os cabelos. Trata-se de uma das ervas mais antigas que a......
7 benefícios do chá para o seu dia-a-dia18/03/19 Quente, frio, de ervas ou flores, o chá é um ótimo companheiro para um bom livro, para preceder uma boa noite de sono ou até como um remédio natural para o organismo. Frequentemente, a ciência se debruça......
Importância de um nutricionista para sua vida27/08/18 A preocupação dos brasileiros com a qualidade de vida está aumentando cada vez mais. Podemos perceber isso no cotidiano, tanto em restaurantes que oferecem cardápios saudáveis, quanto nas mesas de casa. Mas para ficar......

Voltar para Notícias