Postado em 21 de Agosto de 2017 às 08h46

Chás funcionais: o que preciso saber?

Desintoxicar o corpo, reduzir medidas, melhorar o humor, combater a insônia, ajudar na digestão, relaxar. Várias são as razões pelas quais o chá vem ganhado cada vez mais espaço na nossa alimentação. Passaram pelas receitinhas da vovó e hoje são os queridinhos do mundo fitness.

O farmacêutico Tiago Olinda, um dos sócios da Farmácia Fitos, defende a ingestão de chás, diariamente. “Os benefícios são muitos: os pacientes aumentam a ingestão de líquidos, vemos melhorias das funções renais e intestinais, controle de algumas funções metabólicas e outras ações específicas que vão depender do chá escolhido”,explica ele.

A nutricionista Carla Laprovitera esclarece que não existe um chá específico que ela indique para todos os pacientes. “Cada paciente tem uma indicação, pois cada chá tem sua propriedade que pode ser bem encaixada no plano alimentar, dependendo do objetivo”, avisa Carla.

Pois é, o hibisco continua sendo o queridinho entre os chás. É o mais procurado e o mais pedido pelos pacientes da nutri Carla Laprovitera. “O hibisco é o favorito por sua propriedade termogênica, evita o acúmulo de gordura e retenção de líquidos, diurético e por diminuir a vontade de comer doces”, explica. 

Entretanto, a nutri ressalta que nenhum chá deve ser consumido em excesso e o hibisco deve ser evitado por mulheres que estejam tentando engravidar. Carla também indica aos seus pacientes chás de cavalinha (o melhor contra celulite), chá mate, chá verde, camomila (para acalmar), canela e casca de laranja (maravilhoso).

Apesar da preferência do hibisco, o chá probiótico Kombucha vem ganhando espaço no cardápio fitness. De aroma agridoce, aumenta a energia do corpo, fortalece os rins e os músculos, combate a insônia, protege as articulações, reduz os sintomas da diabetes, regula a pressão arterial, reumatismo, excesso de peso e problemas digestivos. O cha é obtido por meio da fermentação do chá verde ou preto eé adoçado com açúcar. “Após esse processo, a mistura se transforma em líquido gaseificado, rico em vitaminas, enzimas, probióticos e ácidos”, conta Carla Laprovitera.

Fonte: O povo

Veja também

O uso de Chás durante a gestação: Contribuições para enfermagem14/11/17 BISOGNIN, P.; ALVES, C.N.; WILHELM, L. A.; SILVA, S. C. da2; STUMM, K.E.; PINTO, T. A. P.; PUGIN, T.; RESSEL, L. B. RESUMO: O uso de chás é uma prática do cotidiano popular de cuidado à saúde e pouco investigada pela comunidade científica. Logo, a enfermagem tem preocupação quanto aos chás que podem ser usados por gestantes, desta maneira o......
20 diferenças entre quem bebe chá e quem bebe café12/11/18 1 - Quem bebe chá adora dias de chuva; quem bebe café gosta de começar o dia cedo. 2 - Quem bebe chá gosta de um pouco de sabor; quem bebe café gosta de muito sabor. 3 - Quem bebe chá não precisa de......
A Melhor Maneira para Tomar Chá!21/09/16 Horários para Tomar um Chá: - Os chás preparados para despertar o apetite tomam-se meia ou uma hora antes das refeições. - Os chás digestivos e calmantes, tomam-se após as......

Voltar para Notícias