Postado em 07 de Agosto de 2017 às 08h25

Diferentes usos alternativos para o chá

Chá da Índia Para o chá, existem diversos usos alternativos que a gente nem imagina. Se você tem por costume tomar chá de saquinho com certeza vai se interessar. Os mesmos usos são possíveis para aqueles que...

Para o chá, existem diversos usos alternativos que a gente nem imagina. Se você tem por costume tomar chá de saquinho com certeza vai se interessar. Os mesmos usos são possíveis para aqueles que preferem o chá solto, a granel mas, nesse caso se perde um pouco da praticidade, certo? Em saquinho já está empacotado, é fácil de secar, no varal, pendurado.

Mas, mesmo aquele chá que sobrou no bule, o líquido, você terá como usar de diversas maneiras, desde regar as plantas até tingir tecidos, fortalecer couros e limpar pisos de madeira.

Na limpeza doméstica:

1. Limpar os tapetes.

Espalhe folhas secas já usadas de chá sobre a superfície, deixe por um tempo mínimo de 15 minutos até que toda a umidade seja absorvida pelas folhas. Retire tudo com o aspirador de pó.

Se o tapete for forte e aguentar o aspirador, aspire tudo depois de um tempo. Se for muito frágil, remova suavemente com uma escova macia.

2. Em pisos de madeira escura, para restaurar cor e brilho naturais.

Ponha um punhado de saquinhos de chá preto já usados em água morna ou quente, deixe o chá passar para a água. Molhe um pano de algodão, esprema bem e passe no piso de madeira.

3. 4. Para móveis de madeira pura, sem tratamento.

Faça um spray com um copo de água e alguns saquinhos de chá preto, agite bem antes de usar, pulverize em todo o móvel e passe um pano de algodão.

4. Limpeza de vidros e espelhos.

Com chá preto diluído, molhe um pano de algodão, ou então, esfregue o saquinho de chá, já usado, no espelho, para tirar manchas e dar brilho.

5. Tirar o cheiro de tempero da mão.

Esfregar os dedos com os saquinhos de chá usados fará desaparecer o cheiro de cebolas e alhos picados.

6. Odores do seu pet.

Na caixa de areia dos seus pets acrescente, por baixo da areia, alguns saquinhos de chá para absorver os odores.

7. Aroma natural para ambientes.

Quando você tiver saquinhos de chá usados que já perderam seu aroma natural, perfume-os com algumas gotas de óleos aromáticos e use como pot-pourri em armários ou ambientes. Além disso, os saquinhos de chá aromatizados são ótimos para perfumar seu carro substituindo os produtos comprados, químicos e sintéticos.

Na saúde e na beleza:

8. Para tingir os cabelos.

O chá preto pode ser usado em vez de água na preparação da henna, para dar um tom mais vivo e destacar as nuances acobreadas naturais.

9. Tônico antioxidante para o rosto.

Faça um copo de chá verde, junte algumas gotas de limão. Use de manhã e antes de dormir, aplique com uma esponja ou chumaço de algodão.

10. Olheiras.

Se você tem olheiras, experimente aplicar saquinhos de chá preto, mornos, sobre a região.

11. Pós Barba.

Após a barba, passe um saquinho de chá, preto ou verde, no rosto para acalmar a pele e reduzir a vermelhidão, ajudando na cicatrização de pequenos cortes.

12. Para contusões e dores musculares.

Em contusões, dores musculares ou de injeção, aplique um saquinho de chá úmido sobre a área afetada, reduzindo a dor e o inchaço rapidamente.

13. Oleosidade da pele.

Excesso de oleosidade na pele do rosto e corpo pode ser reduzido com a aplicação de infusão fria de chá verde.

14. Travesseiro com chá de ervas.

Dormir em um travesseiro feito com folhas de chá, segundo a medicina tradicional chinesa, garante um descanso relaxante, sonhos serenos e uma mente mais atenta ao acordar.

15. Para resfriados.

No começo do resfriado, tome um chá preto bem forte com uma colher de sopa de mel ou malte. Também é curativo para dores de garganta.

Na cozinha e no jardim:

16. Na preparação de bolos e tortas.

Use chá verde para substituir a água para que a massa obtenha um sabor peculiar.

17. Outras sobremesas.

A infusão de chá verde dá um toque exótico às mousses, pudins, sorvetes, molhos e marinadas.

18. Fertilizantes naturais.

O chá preto é um dos fertilizantes naturais mais adequados para as rosas. Polvilhe folhas de chá em volta das suas roseiras ou molhe as plantas com a infusão fria.

19. Facilitador de drenagem da terra.

Coloque os sacos de chá usados no fundo de seus vasos para melhorar a drenagem da terra e, paralelamente, fornecer nutrientes.

20. Para impedir a proliferação de insetos.

Disponha as folhas de chá verde em torno de seus vasos para impedir o acesso de insetos, lesmas e caracóis.

Fonte: GreenMe

Veja também

Por que o chá de hibisco é uma bebida tão benéfica ao organismo?09/07 Entre todos os benefícios para a saúde que se procura em uma bebida o chá de hibisco consegue reunir várias e por isso é uma excelente opção, que vem ganhando cada vez mais adeptos. Por conter uma alta concentração de antocianina as vantagens trazidas pelo consumo do chá da flor são inúmeras, confira: Propriedades......
Os perigos das bebidas açúcaradas15/10 Bebidas açucaradas estão ligadas a mortes prematuras por doenças do coração, descobriram cientistas. Os pesquisadores que realizaram o estudo, apresentaram em um encontro de prevenção epidemiológica da......
Conheça as diferenças na prepação dos chás!14/08/17 Bebida é confundida com infusões em geral. Mas existem diferenças. Saiba quais são e confira dicas de preparação. Cada vez mais popular no Brasil, pouca gente entende de fato o que é o......

Voltar para Notícias