Postado em 17 de Agosto de 2016 às 10h35

Hortelã é Terapêutica e Rica em Nutrientes!

Chá da Índia Planta aromática, a hortelã possui uma ação terapêutica e é rica em nutrientes. A nutricionista Karin Honorato lista os benefícios da hortelã e mostra diferentes formas de...

Planta aromática, a hortelã possui uma ação terapêutica e é rica em nutrientes. A nutricionista Karin Honorato lista os benefícios da hortelã e mostra diferentes formas de preparar a planta.

De acordo com a especialista, a hortelã pode ser consumida em forma de chá, água aromática, em sucos e em saladas. O chá de hortelã tem essa ação terapêutica muito forte, tratar e cuidar do seu estômago, principalmente quando o alimento foi mal digerido. É melhor consumir, nesses casos, o chá de hortelã morno e depois da refeição. Mas nada de adoçar”, lembra Karin.

O chá, segundo a nutricionista, também é bem-vindo em caso de gripes. “A hortelã, principalmente por causa do mentol, ajuda muito a descongestionar o nariz, a diminuir o muco, e até a aliviar a respiração”, revela.

Conforme Karin Honorato, estudos mostraram que a hortelã é rica em óxido de piperitenona, substância boa para o combate de vermes, como amebas e giárdias.

“Consumir a água aromatizada com hortelã, além de ser bem saborosa, também ajuda o organismo a receber os benefícios da erva. Basta higienizar bem o raminho da planta fresca colocar em um litro de água e consumir durante o dia”, afirma a nutricionista.

Karin explica que, para conservar a hortelã, é preciso cortar a planta com uma faca e colocar em um recipiente com água. “Essa é a forma de conservar a erva por mais tempo. E você pode deixa-la assim até três dias, que ela permanece fresca, cheirosa e saborosa”, diz.

Além das propriedades, a hortelã é rica em nutrientes. “É rica em magnésio, ácido fólico, zinco, ferro, cálcio e até potássio. Sem falar que tem pouquíssimas calorias. Ou seja, você precisa aproveitar mais a hortelã”, indica a nutricionista.

Fonte: G1

Veja também

O uso de Chás durante a gestação: Contribuições para enfermagem14/11/17 BISOGNIN, P.; ALVES, C.N.; WILHELM, L. A.; SILVA, S. C. da2; STUMM, K.E.; PINTO, T. A. P.; PUGIN, T.; RESSEL, L. B. RESUMO: O uso de chás é uma prática do cotidiano popular de cuidado à saúde e pouco investigada pela comunidade científica. Logo, a enfermagem tem preocupação quanto aos chás que podem ser usados por gestantes, desta maneira o......
5 chás para a época do Natal10/12 Conheça 10 chás perfeitos para saborear na época de Natal. 1. Chá de morango Este chá permite preparar uma bebida com um sabor doce de morango sem qualquer tipo de adição de......
Chá de Verão!01/02/17 Ainda que não seja tradição, há quem não abra mão de tomar um chazinho todos os dias. Muitos gostam de substituir o café pela bebida. Contudo, por trazer aconchego e aquecer quando quente, o chá ainda......

Voltar para Notícias