Postado em 02 de Outubro de 2017 às 13h11

O poder do chá na vida saudável

Chá da Índia Quem nunca recorreu a uma boa xícara de chá para acalmar os ânimos ou simplesmente para desfrutar de um sabor diferente no fim da tarde? Os chás são consumidos há muito tempo. No passado,...

Quem nunca recorreu a uma boa xícara de chá para acalmar os ânimos ou simplesmente para desfrutar de um sabor diferente no fim da tarde?

Os chás são consumidos há muito tempo. No passado, eram bastante usados com a finalidade de curar determinadas doenças e ajudar na cicatrização, nos dias atuais são consumidos para os mais diversos objetivos: blindar o organismo, emagrecer e fornecer energia.

No Brasil, é cada vez maior o número de pessoas que aderem ao consumo da bebida como fonte de uma vida mais saudável, e essa prática tem ganhado força por conta de estudos que mostram a eficácia e o poder dos diferentes tipos de ervas e componentes da bebida.

Recentemente, um estudo realizado no Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade, no Rio de Janeiro, comprovou que o chá verde reduz a pressão arterial e previne doenças cardiovasculares. Isso acontece porque a bebida contém substâncias que fortalecem as veias e as artérias, e combatem o envelhecimento das células e reduzem o colesterol ruim.

O estudo mostrou também que os chás melhoram o sistema imunológico, podem ajudar a prevenir e tratar cânceres, além de diminuir o impacto de doenças neurológicas degenerativas como a Doença de Parkinson.

A nutricionista da Hapvida Saúde, Raisa Lima, afirma que cada chá contém um benefício singular que determina sua atuação no organismo: “Além de serem diuréticos e conterem propriedades antioxidantes, cada tipo de chá consegue trazer benefícios distintos como prevenir diabetes, acalmar, diminuir a TPM, amenizar a ansiedade, cólica, febre, flatulências, gripe, insônia e até náuseas”.

Fonte: Marco Zero da Notícia

Veja também

Chá de Erva Doce!14/06/17 A erva doce (Foeniculum vulgare) já é uma planta muito conhecida, pois é usada para diversos fins há muito tempo há milhares de anos, por egípcios, gregos e romanos. Ela também é conhecida como funcho ou anis em alguns lugares e seu chá é um dos meios mais comuns de ser utilizada ou consumida. Esta popular planta medicinal tem suas origens no......
Por quanto tempo pode-se tomar Chá?24/08/16 Cada vez mais, as pessoas estão se tornando adeptas à uma vida sudável e isso inclui a preferência por ervas ao invés de remédios vendidos em farmácias. Por esta razão, o chá já......
Hortelã é Terapêutica e Rica em Nutrientes!17/08/16 Planta aromática, a hortelã possui uma ação terapêutica e é rica em nutrientes. A nutricionista Karin Honorato lista os benefícios da hortelã e mostra diferentes formas de preparar a planta. De......

Voltar para Notícias